.....Ajude a manter o Fazendo Media
.
.........


Receba o Correio Fazendo Media:

(Inclua seu email abaixo)






"A Comunicação é uma missão social. Por isto, juro respeitar o público, combatendo todas as formas de preconceito e discriminação, valorizando os seres humanos em sua singularidade e na luta por sua dignidade" (Juramento do Jornalista Profissional)


"Entre os melhores sites jornalísticos encontra-se o Fazendo Media" - Fausto Wolff (Jornal do Brasil, 27/07/06)


> Fontes alternativas de informação.

Policiais serão julgados pela morte de cinco jovens em Niterói


mestado2Numa grande faixa branca exposta por dois moradores do Morro do Estado, em Niterói, estavam escritos os nomes dos cincos jovens mortos pela polícia no Morro e, ao lado deles, a frase: “1.130 dias esperando justiça”.

Esta é uma das cenas da manifestação que os moradores do Morro do Estado fizeram no dia 24 de julho, em frente ao fórum da cidade. Para o dia 28, próxima terça-feira, mais de três anos depois da chacina, está marcado o julgamento dos quatro policiais acusados no caso por homicídio qualificado. O julgamento será às 13h.

“A minha dor é muito grande, eu tenho mais cinco filhos, mas esse filho que morreu me faz muita falta. Ele não senta mais à mesa para jantar junto aos outros irmãos. Ele jogava futebol, estudava. O meu filho não era filho de chocadeira não”, desabafou ao microfone, bastante emocionada, Fernanda de Oliveira, mãe de Wellington Santiago de Oliveira, o mais novo dos jovens assassinados no caso que ficou conhecido como “Chacina do Morro do Estado”. O garoto tinha apenas 11 anos.

Há provas de que os jovens foram executados

Os jovens Wellington Santiago de Oliveira (11), Luciano Rocha Tavares (12), Edimilson dos Santos Conceição (15), José Maicom dos Santos Fragoso (16) e Wedsom da Conceição (24) foram mortos no dia três de dezembro de 2005.

Policiais do 12° batalhão, então sob comando do Coronel Marcus Jardim, subiram o morro na noite do dia três e são acusados de executarem os jovens e tentarem alterar a cena do crime. Os réus alegam ter tentado prestar socorro às vítimas. São quatro os policiais acusados: Antonio Carlos Miranda, Wanderson Soares Nunes, José Francisco de Araújo Júnior e José Roberto Primo Domingos.

Na ocasião, a perícia no local constatou que não houve troca de tiros, já que as marcas das balas se concentravam apenas nas imediações onde se posicionavam os jovens quando morreram.

Além disso, algumas das lesões nos corpos das vítimas foram consideradas “lesões de defesa”. Um dos jovens, por exemplo, tinha uma marca de tiro na mão esquerda, o gesto indica que o garoto provavelmente encobriu o rosto numa atitude espontânea de proteção. O laudo também confirmou que os disparos foram feitos a curta distância, o que representa um forte indício de execução.

“Vocês que estão sentados aí nessas cadeiras, que tem o grau para estarem aí, que estudaram para isso, por favor, façam valer o trabalho de vocês”, cobrou a mãe de um dos jovens, Fernanda de Oliveira, se dirigindo ao Fórum de Niterói.

Comentários

Pingback de 29 JULHO 2009 – (BR-RJ) Rede Contra Violência: julgamento de policiais a 24 de setembro : Passa Palavra
Em 29/07/2009 às 21:25

[...] Ontem, o sargento Antônio Carlos Miranda, o cabo José Francisco de Araújo Júnior, e os soldados Wanderson Soares Nunes e José Roberto Primo Domingues, todos do 12o BPM, deveriam ter sido julgados por homicídio, tentativa de homicídio e fraude processual. Todos são acusados pelo assassinato de Wellington Santiago de Oliveira, de 11 anos; Luciano Rocha Tavares, 12; Edimilson dos Santos Conceição, 15; José Maicom dos Santos Fragoso, 16; e Wedsom da Conceição, 24, em dezembro de 2005, no massacre que ficou conhecido como Chacina do Morro do Estado. [...]

Pingback de • 24 AGO a 24 SET, BR Rio de Janeiro : Passa Palavra
Em 21/08/2009 às 13:38

[...] todos do 12o BPM, acusados pela morte de 5 jovens em 2005, no crime que ficou conhecido como Chacina do Morro do Estado. Às 9 hs no Fórum de Niterói, na Rua Coronel Gomes Machado, s/n, [...]

Pingback de 26 SETEMBRO 2009 – (BR-RJ) Rede Contra a Violência: policiais condenados a 45 anos de prisão recorrerão em liberdade : Passa Palavra
Em 26/09/2009 às 11:29

[...] e Wedsom da Conceição (24), e pela tentativa de homicídio de Carlos Alberto, sobrevivente da chacina que na época tinha 13 anos. O júri popular decidiu por maioria pela culpa dos acusados e o o [...]

Comentário de Joyce Nascimento
Em 08/10/2009 às 9:35

Oi, costaria muito d me manter enformada pelos julgamentos dos tais crimes ediondos que vem acontecendo em nossa sociedade . Faço parte de um movimento popular, MNLM que quer dizer Movimento Nacionel de Luta Pela Moradia . e fico indiguinada com tanta barbaridade !!!!
Obrigada.

Comentário de diego adonai
Em 08/10/2009 às 19:49

Olá pessoal… Sou amigo de todos eles o welligton de 11 anos apelido de fanf,trabalhamos varias vezes juntos no sinal na rua atrás do plaza shopping,Luciano de 12 anos apelido de lucianinho era muito amigo meu ele morava emfrente a minha casa na rua xv de novembro eu e ele viviamos trabalhando sempre no sinal e muitas dás vezes trabalhavamos tbm vigiando carros na rua xv. Poxa lembro-me até ojê oque ele falou para mim e outros colegas”Poxa será que quando eu morrer eu vou ver meu irmão ?”Disse Luciano(Lucianinho),o irmã dele tbm morreu por policias no morro do estado só que não foi no mesmo dia não foi mais ou menos 2 semanas antes,Poxa Até Ojê Lembro que ele Vinha na minha mãe comprar salgadinhos ele e o irmão dele,caramba lembro como se fosse ojê,Sinto muitas saudades deles eramos muito amigos andanvamos sempre juntos eu,ele e netinho.Logo após a chacina que teve me mudei uma semana depois,Só peço que esses policias disgraçados que tiraram a vida dos meus amigos que morram dentro dá cadeia.e lembrando a todos vcs que lucianinho e fanf não era da boca de fumo não,ele apenas estavam comprando refrigerante para ir na festa de thais,ele tentaram se esconder embaixo da mesa de sinuca só que os policiais arrastaram eles e mataram. POR FAVOR FAÇAM JUSTIÇA LOGO POIS ISTO NÃO É JUSTO OQ FIZERAM COM MEUS AMIGOS. Quem quizer entra em contato comigo ai está meu e-mail e meu msn : e-mail outbacknit@bol.com.br outro e-mail fakapa_sb@hotmail.com msn : fakapa_sb@hotmail.com … DIÊGO,18 ANOS. Abraço para todos e JUSTIÇA PELO AMOR DE DEUS.

Comentário de diego adonai
Em 08/10/2009 às 19:50

POR FAVOR JUSTIÇA TODOS NÓIS QREMOS JUSTIÇA !

Faça seu comentário