......................................................... POR UMA CPI NA MÍDIA
A CAIXA-PRETA DAS CAIXAS-PRETAS

 



Editora: Mariana Antoun - antoun@fazendomedia.com


04.10.2005
POR QUE INTERNACIONAL?

Por Mariana Antoun - antoun@fazendomedia.com

Essa editora que lhes escreve ficou fora do ar mais de uma semana, e por isso a Internacional ficou tanto tempo sem atualização. Aproveitando que resolvi justificar a falta de matérias, escrevo um pouco sobre a seção.

O que faz esse espaço do fazendomedia.com é a curiosidade e questionamento daqueles que aqui se propõem a escrever sobre o que acontece fora das fronteiras tupiniquins, e que sempre tem algo a ver conosco. Humanos e carentes do cumprimento dos nossos direitos. Responsáveis por tudo que acontece no único lugar que conhecemos, seja ele uma cidade, um país, um continente ou o planeta Terra.

As questões internacionais são vistas tanto pela imprensa brasileira como pelo nosso povo como "coisa dos outros", uma questão secundária. Essa visão é fruto direto da atuação das agências de notícias européias e norte-americanas, que sempre propagaram informação através de suas lentes, sem que os países colonizados ou sob forte zona de influência tivessem sequer a oportunidade de tentar mostrar o grau da sua própria lente.

Transpor essas barreiras é infelizmente algo diretamente ligado ao poder econômico e sabemos muito bem de que lado está o poder econômico no Brasil. Portanto, as ferramentas de que dispomos para buscar outras notícias são limitadas e nos permitem essencialmente uma outra análise. Temos a rede mundial de computadores e as pessoas que encontramos e nos servem como fonte em análise de conjuntura.

Além disso, contamos com duas colaboradoras, Ariana Erbon em Lisboa e Carol Morandi em Paris, que nos propiciam boas matérias vindas diretamente do front. Assim como elas, buscamos pessoas em outras partes, que se identifiquem a nossa linha editorial e que estejam dispostas a olhar o mundo com outros olhos. Assim, deixo claro que parceiros que compartilhem desta forma de observar as coisas serão sempre bem-vindos!


Veja a capa ampliada

Clique aqui para assinar o nosso jornal impresso


Este site é melhor visualizado na resolução de 800 x 600 pixels.
© 2004 Fazendo Media - por Kzal Design