......................................................... POR UMA CPI NA MÍDIA
A CAIXA-PRETA DAS CAIXAS-PRETAS

 



Editora: Thaís Tibiriçá - tibirica@fazendomedia.com


09.04.2006
A ESPANHA ESTÁ EM NITERÓI

Por Thaís Tibiriçá - tibirica@fazendomedia.com

Durante todo o mês de abril Niterói sediará o "Encontro com Espanha", promovido pela Secretária de Cultura de Niterói, com música, teatro, dança, literatura, cinema, gastronomia, palestras, fóruns e oficinas gratuitos por todos os pontos da cidade. No dia 5 (quarta-feira) chegou à cidade a primeira delegação de espanhóis da Galícia.

Néstor Rego, secretário de cultura de Santiago de Compostela, e Xurxo Lobato, fotógrafo espanhol, foram apresentadas à imprensa local pelo secretário de cultura de Niterói, Marcos Gomes, que discursou sobre a importância do evento na cidade e a descoberta de uma Espanha tão plurinacional, lingüística e cultural.

Guilherme Vergara, diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC), destacou o novo marco que a cidade, principalmente o museu, estão iniciando com esse encontro. Néstor lembrou que essa troca de experiências entre os dois países é muito importante, pois desmistificará a imagem de que na Espanha só há touros e flamenco.

A abertura oficial foi realizada nesta sexta-feira (07/4), no MAC, que estará com a exposição "Mirabolante Miró", para a qual Marcos Gomes espera uma visitação de 100 mil pessoas. Apenas a título de comparação, durante todo o ano passado o número de visitantes chegou a 121.364.

As presenças de Gilberto Gil, ministro da Cultura, Antônio Grazi, presidente da Funarte, José Viegas Filho, embaixador da Espanha, e Don Rafael Fernández Pita, cônsul espanhol, foram registradas na abertura. Em seguida, os convidados assistiram ao Ballet Flamenco de Andaluzia - "Viaje al Sur", no Teatro Municipal de Niterói. A mesma apresentação estará disponível ao público neste final de semana, às 19h, na Praia de Icaraí. Todos os eventos serão gratuitos e estarão abertos durante o mês de abril. A exposição do pintor Miró ficará até 4 de julho e após 30 de abril os visitantes terão que pagar seus ingressos.

O secretário de cultura de Niterói, Marcos Gomes, lembrou a preocupação em respeitar o que cada comunidade espanhola gostaria de trazer para o Brasil. Xurxo Lobato também falou sobre o orgulho de ser o representante da Galícia neste encontro, visto que muitos imigrantes galegos se instalaram no Brasil. A exposição de suas fotos, "Caminho Celeste", estará à disposição do público no Museu do Ingá.

As atrações serão diversas durante todo o mês. "Queremos que os brasileiros, em especial os niteroienses, tenham um contato direto com a diversidade cultural que é a Espanha", disse Marcos Gomes. Para outras informações acesse: www.niteroiespanha.com.br.


Clique aqui para assinar nosso jornal impresso


Este site é melhor visualizado na resolução de 800 x 600 pixels.
© 2004 Fazendo Media - por Kzal Design