.....Ajude a manter o Fazendo Media
.
.........


Receba o Correio Fazendo Media:

(Inclua seu email abaixo)






"A Comunicação é uma missão social. Por isto, juro respeitar o público, combatendo todas as formas de preconceito e discriminação, valorizando os seres humanos em sua singularidade e na luta por sua dignidade" (Juramento do Jornalista Profissional)


"Entre os melhores sites jornalísticos encontra-se o Fazendo Media" - Fausto Wolff (Jornal do Brasil, 27/07/06)


> Fontes alternativas de informação.

DIREITOS HUMANOS: INTERESSES PRIVADOS CONTRA POLÍTICAS PÚBLICAS


Já são 20 dias de intenso bombardeio contra o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). Ontem o Jornal da Band (veja artigo do Azenha), apresentado por Bóris CCCasoy, levou ao ar uma pseudo-reportagem. O texto fala que o decreto do PNDH-3 é criticado por “especialistas”, mas usa uma única fonte – o insuspeito Ives Gandra Martins. E não diz que o Programa foi assinado por nada menos que 31 ministérios. A Band chama de autoritário um texto que propõe, recomenda, apóia, fomenta. E diz ser autoritária uma proposta concluída após dezenas de conferências, ou seja, chancelada por intensa participação popular. Além disso, a Band afirma erroneamente que o PNDH-3 é uma lei, um erro crasso, já que só quem poderá transformar o Programa em lei é o Congresso Nacional. As demais corporações de mídia, umas mais, outras menos, seguem pelo mesmo caminho. O Jornal Nacional, por exemplo, voltou a insistir na tese de que o PNDH-3 quer a revisão da Lei de Anistia, apesar de toda a imprensa nacional já ter sido avisada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos de que isto não é verdade. E quem pegar para ler o programa vai constatar: não há nenhuma menção à revisão da Lei de Anistia.

Contra a campanha de políticas PÚBLICAS de Direitos Humanos estão os interesses PRIVADOS de latifundiários e oligopólios de mídia, além de preconceitos medievais contra os setores LGBTs, praticantes de religiões afro-descendentes e as mulheres. Há também os interesses particulares de quem seqüestrou, torturou e assassinou durante a ditadura de 1964.

Ao fim e ao cabo, o presidente da República é quem vai decidir sobre a redação final do texto, fazendo os ajustes que achar melhor. E o governo vai seguir adiante. Quanto as corporações de mídia, aconteça o que acontecer, é possível dizer que nenhum ajuste será suficiente para recuperar a credibilidade perdida – o que, no caso, ficou evidente com a predileção editorial pela peruca da Dilma em detrimento do PNDH-3 em si, no dia de seu lançamento.

Comentários

Pingback de Tweets that mention :: Fazendo Media: a média que a mídia faz :: » DIREITOS HUMANOS: INTERESSES PRIVADOS CONTRA POLÍTICAS PÚBLICAS — Topsy.com
Em 13/01/2010 às 4:19

[...] This post was mentioned on Twitter by Patrícia C. Louzada, Augusto and Abra_os_olhos, Alex Artus Rocha. Alex Artus Rocha said: DIREITOS HUMANOS: INTERESSES PRIVADOS CONTRA POLÍTICAS PÚBLICAS http://www.fazendomedia.com/?p=2015 [...]

Comentário de Anna Silva
Em 13/01/2010 às 9:26

Os Direitos Humanos precisam chegar às Escolas, como conteúdo transversal ao currículo escolar. A Formação de novas gerações cidadãs, capazes de respeitar e entender o próximo, dentro dos princípios de igualdade e dignidade, deverá transformar a civilização pelo conhecimento e educomunicação, no cumprimento dos direitos e deveres de cada um de nós.
Se houver a formulação na proposta de Educação no Brasil, acredito que mais depressa chegaremos a uma visão holística do desenvolvimento humano. Tomara que isso esteja dentro do Programa de Direitos Humanos. A maioria das pessoas entende DH achando que se trata de presos e torturados.

Comentário de Raquel
Em 13/01/2010 às 11:23

A inserção de DH no currículo escolar está sim no Plano e é bem frisado durante boa parte do documento.

Pingback de DIREITOS HUMANOS: INTERESSES PRIVADOS CONTRA POLÍTICAS PÚBLICAS « Revista Vírus Planetário
Em 15/01/2010 às 0:08

[...] DIREITOS HUMANOS: INTERESSES PRIVADOS CONTRA POLÍTICAS PÚBLICAS 14 01 2010 Por Marcelo Salles, do Fazendo Media [...]

Comentário de Fernando
Em 15/01/2010 às 18:24

Preconceitos primevos, insensatos, e ainda por cima há os que os apoiam, sustentam, declamam.

Comentário de miguel
Em 19/01/2010 às 14:00

Enquanto isso, a sórdida GLOBOSTA lança mais um (aaarrrggghh!!!) BIG BOSTA BIAL! E a patuléia acéfala adora!!

Comentário de João Martins
Em 21/01/2010 às 17:49

Caro Marcelo,

tenho conversado com alguns companheiros do IPEA, em Brasília, e é constante telefonemas de “jornalistas” que possuem um misto de ignorância, má fé e arrogância, para informar-se do que não entendem e desinformar acreditando mais em suas próprias mentiras tantas vezes repetidas como “verdades” inquestionáveis.

Mentiras muitas vezes repetidas, acabam transformando-se em “verdades” para os próprios mentirosos. Mas, para quem sabe ler, um pingo é letra.

Abraços

Comentário de Miranda
Em 25/06/2010 às 3:17

É realmente importante uma analise criteriosa sobre o PNDH-3. É um instrumento de grande valia, no que tange ao controle das mídias mas ao mesmo tempo abre espaco para a subjetividade, possibilitando a censura.

Faça seu comentário