26 de julho

ACJM promove atividade com exibição de filme e lançamento de livro de Fidel Castro com reflexões sobre desenvolvimento sustentável

Evento será comemorativo aos 86 anos do líder da Revolução Cubana e 59 anos do Ataque ao Quartel General de Moncada

“Uma importante espécie biológica está a perigo de desaparecer devido à rápida e progressiva liquidação de suas condições naturais de vida: o homem. Agora estamos cientes deste problema, quando é quase tarde para impedi-lo.” Há 20 anos, Fidel Castro mostrava sua preocupação com o desenvolvimento sustentável em discurso ovacionado durante a Cúpula Mundial da Terra em 1992. Duas décadas se passaram e a denúncia do líder da Revolução Cubana se torna cada vez mais preocupante e devastadora. De forma mais aprofundada e atual, o assunto está sendo retratado em duas obras, o documentário “Fidel: Um Rio Caudaloso” e o livro “El Derecho de la Humanidad a Existir”, que serão lançadas pela Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro (ACJM-RJ), no dia 9 de agosto de 2012, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em comemoração ao aniversário do líder cubano e ao Ataque/Assalto ao Quartel general de Moncada em Santiago de Cuba . Após a exibição do filme e o lançamento do livro, haverá uma paletra com Cônsul-Geral de Cuba, Lázaro Mendez.

Sobre as obras:

A obra cinematográfica de Omelio E. Borroto Leiseca, Caudal de Río, ou Fidel: Rio Caudaloso, em tradução para português, retrata, em 56 minutos, a preocupação com o desenvolvimento sustentável do comandante-chefe da ilha desde a Revolução ao retratar questões ambientais que afetam os países subdesenvolvidos em todo o mundo. Além disso, a obra traz uma breve biografia de Fidel e sua relação e conhecimento da natureza desde a juventude. O filme mescla depoimentos de familiares, políticos, intelectuais, jornalistas e cenas de discursos do comandante-chefe que entraram para a história em eventos como a Assembleia Geral da ONU em 1960 e na Cúpula Mundial da Terra em 1992.

Seguindo a mesma lógica, a publicação El Derecho de La Humanidad a Existir reúne 34 artigos divididos em quatro capítulos denominados Cambio Climático, Amenazas al Planeta, Pobreza y Sociedad, Seguridad Alimentaria. A coletânea foi extraída de textos da coluna Reflexiones Del Companero Fidel , na qual ele publica suas meditações sobre acontecimentos nacionais e mundiais. O livro teve seu pré- lançamento no Brasil Cúpula dos Povos na Rio +20, realizada em junho deste ano.

Serviço:

Lançamento do filme Fidel: Um Rio Caudaloso e do Livro El Derecho de La Humanidad a Existir
Data: 9 de agosto
Local: Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Rua Araújo Porto Alegre, 71, 7º andar. Cinelândia.
Preço do livro: R$10

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>